Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Mais sobre mim

foto do autor


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

calendário

Março 2011

D S T Q Q S S
12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031


Pesquisar

 


ANO EUROPEU DO VOLUNTARIADO

Quarta-feira, 02.03.11

Reconhecer o Voluntariado Parental como Serviço Público

 

2011 É o Ano Europeu do Voluntariado, sendo um dos seus objectivos mostrar que o voluntariado é uma das dimensões fulcrais da cidadania activa e da democracia.  

O Associativismo de Pais é um projecto colectivo de participação voluntária e responsável na comunidade educativa, na qual todos têm o direito e o dever de participar. Existe, porém, um grande défice de participação na vida associativa e na partilha das responsabilidades na vida da escola, resultado da ausência da prática do exercício dos direitos e deveres de cidadania a nível nacional. Será utópico exigir que, a nível da participação dos pais na educação, esse exercício seja mais amplo sem que, antes, não se verifiquem profundas alterações na vida social e económica do País e se criem condições efectivas que potenciem essa mesma participação.  

A função social do dirigente associativo,  desempenhada com altruísmo e solidariedade,  não está reconhecida. O valor do trabalho de milhares de mulheres e homens no movimento associativo de pais em todo o país não está quantificado.  

É indispensável que a sociedade reconheça esta função como um serviço público.  É tempo do Estado, finalmente, atribuir aos dirigentes das associações de pais um estatuto próprio, reconhecendo o seu trabalho voluntário na Escola, na Educação, na Família e na Sociedade.  
Este não reconhecimento, esta não valorização do trabalho associativo, são, também, uma das causas da ausência de uma cultura associativa no nosso País, do alheamento dos cidadãos para as tarefas colectivas e de cidadania.  

 

É objectivo da FAP, BRAGA, desenvolver acções que contribuam para um associativismo de pais mais activo, dinâmico, participativo e solidário. Para o efeito, vamos prosseguir e intensificar acções para se criarem condições para melhorar o trabalho das associações de pais nas escolas, junto das famílias e da  comunidade  educativa.

 

Que 2011 seja o ano da consciencialização para os valores do associativismo parental e o reconhecimento da sua função social como serviço público!

Na Escola, como em Casa, há um lugar que é dos Pais!

Autoria e outros dados (tags, etc)

por fapbraga às 23:37